Jimmy Artes 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Ideias e dicas
Ideias e dicas

 Antes de dar início a pintura precisamos preparar a tela ou o objeto a ser pintado. Essa preparação chamamos de PRIMER. 

Primer é o protetor da pintura contra os fungos, as alterações na cor e neutralizador do fundo da pintura.
É uma solução isolante.
Alguns suportes para a pintura se constituem de fibras vegetais e celuloses. Esta celulose, de acordo com sua concentração, pode reagir com os componentes da tinta (aglutinante, pigmento e veículo) ocasionando alterações na cor, desprendimento das camadas e fungos. Para proteger a pintura desses efeitos usa-se aplicar sobre o suporte uma solução isolante a qual chamamos fundo protetor, base ou primer.
A composição da base deve ser semelhante à composição das tintas que você vai utilizar. Algumas fórmulas se adaptam a todas as técnicas. As telas industrializadas já são preparadas com fundo isolante. Existem fórmulas para a preparação de bases isolantes que são mais seguras que as industriais e vão servir para os suportes que fabricamos como alternativa. Por exemplo, em papelão, eucatex, madeira, MDF, cerâmica, plástico, metal....

As bases para a pintura devem ser aplicadas no máximo em 3 camadas, esperando sempre secar uma, para passar a outra demão.

Fórmulas:
1.
- Tinta de parede branco neve - 1 parte
- água - 3 partes

2.
- (PVA) branco neve - 2 partes
- cola branca cascorez rótulo azul - meia parte
- água - 2 partes
Esse primer é o mais utilizado. A primeira camada que você der na tela, coloque um pouquinho mais de água (meia parte). A segunda e a terceira coloque menos água.

3.
- cola branca - 100 g
- água - 1 litro
- branco de zinco(pigmento) - 10%

4.
Os antigos utilizavam essa:
- água - 1 litro
- gelatina em folha - 100gr
- gesso - 600gr
Derreter a gelatina na água quando esta estiver morna e acrescentar o gesso.

5.
Essa é bem antiga também, porém mais maleável.
- água - 1 litro
- gelatina - 50gr
- branco de zinco (pigmento) - 10%
- gesso - 1%
- glicerina - 100ml
Derreter a gelatina em água morna, colocar o pigmento, o gesso e a glicerina. Misturar tudo e dar pinceladas na tela.

PONTOS DE CROCHET

Como você sabe crochet é escrito em francês e quer dizer laço e para que deseja aprender eu disponibilizo alguns pontos básicos.

 

Manual de pontos de Crochê
Clique na revista para ver 

A base fundamental do trabalho em crochê é uma laçada ou ponto, apertado por um nó que forma o primeiro ponto do trabalho. Esta laçada é executada exatamente como o primeiro ponto de montagem de um tricô. Não apertar demais esta laçada, para que a agulha possa escorregar facilmente nela.

POSIÇÃO DAS MÃOS

Segurar o trabalho com a mão esquerda, entre o polegar e o dedo médio. O fio está sobre o indicador e o dedo médio, embaixo do anular e novamente no mínimo. Segurar a agulha com a mão direita, como num lápis. entre o polegar e o indicador, apoiando-a no dedo médio.
CORRENTINHA
Já tendo um ponto, na agulha, fazer uma laçada, passando a agulha embaixo do fio e depois por cima, puxando o ponto conseguido, através do ponto da agulha. Temos um ponto chamado correntinha e que fica na agulha. Para fazer uma correntinha simples, repetir a operação até conseguir o número de pontos desejado. O último ponto sempre fica na agulha.
CORRENTINHA DUPLA
Fazer 2 correntinhas; introduzir a agulha no ponto do início; em seguida *fazer uma laçada, puxar 1 ponto, laçada e passá-la através dos 2 p. da ag.*.Para continuar a correntinha, introduzir a agulha no ponto da esquerda e recomeçar a explicação de *até*.

PONTO BAIXÍSSIMO
Numa correntínha: * introduzir a agulha em um ponto; fazer uma laçada e puxá-la através do ponto da agulha*. Os pontos sucessivos, chamados "pontos superiores", formam novamente uma correntinha

PONTO BAIXO
* Introduzir a ag. em um ponto, laçada, puxar o ponto, laçada, puxá-Ia através dos dois pontos da agulha*.
PONTO BAIXO TORCIDO
* Introduzir a agulha em um ponto, uma laçada (pegando o fio por cima com a ag.). puxar o ponto, laçada, puxá-la através dos dois pontos da agulha *.

MEIO PONTO
Em uma corro * fazer uma laçada, introduzir a agulha num ponto, laçada, puxar o p., laçada e puxá-la através dos três pontos da agulha *.

PONTO ALTO
Em uma correntinha, fazer 2 correntinhas para virar, * laçada, introduzir a agulha em um ponto, laçada, puxar o p., laçada e puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos *.
PONTO ALTO DUPLO OU PONTO ALTíSSIMO
Em uma correntinha: fazer 3 correntinhas para virar, * 2 laçadas, introduzir a agulha, num ponto da correntinha, laçada, puxar o p., laçada, puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos *.
PONTO ALTO TRIPLO
Como o ponto alto duplo, fazendo 3 laçadas antes de introduzir a ag. na correntinha. Puxar cada vez a laçada através de 2 pontos da agulha, até terminarem os pontos.
PONTO ALTO EM RELEVO
Em uma carreira de pontos altos simples: fazer 2 correntinhas para virar, * laçada, introduzir a agulha entre o primeiro e o segundo ponto alto e fazê-la sair entre o segundo e terceiro ponto alto, láçada, puxar o ponto, laçada, puxá-la através de 2 pontos da agulha, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos da agulha.

 

 

Rating: 2.5/5 (46 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página